(Opinião) O quarto de Jack de Emma Donoghue

Sem Título

Sinopse

Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.
O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.

Porto Editora

Opinião

Infelizmente este livro poderia ser baseado na história real, por exemplo, a de Jaycee Dugard. Uma rapariga é raptada e após várias violações sexuais tem um filho do agressor.

A sinopse do livro deixou-me bastante intrigada, quando a li não me apercebi que a história iria ser narrada por um menino de cinco anos o que é chocante e incrível ao mesmo tempo.

No entanto não pensem que vai ser um livro leve pois assuntos como violação e agressões são falados no livro.

Uma das coisas mais bonitas de se ver é a relação entre mãe e filho que a autora criou entre ambos, apesar de a relação ter altos e baixos é bastante forte e o leitor fica sempre com esperança que tudo se resolva.

As personagens realmente foram bem contruídas. Jack o rapaz de cinco anos inocente, inteligente e corajoso. Sendo a Mãe a pessoa adulta é quem aguenta a pressão, uma pessoa carismática e realmente inteligente, esta personagem tem demasiados altos e baixos, visto também ser a única pessoa no quarto que sabe dos verdadeiros perigos.

A parte negativa deste livro é por vezes ser demasiado repetitivo e infantil, no entanto temos que nos lembrar que é uma criança a contar a história.

Recomendo o livro mas não irei reler o mesmo.

Pontuação

4

Goodreads: 3.95

Até ao próximo capítulo,

Catarina

Advertisements

3 thoughts on “(Opinião) O quarto de Jack de Emma Donoghue

  1. Pois também achei um pouco repetitivo e depois de eles escaparem, o ritmo do livro acaba por morrer um pouco. Eu gostei muito de quando estavam no quarto mas depois disso já achei o livro um pouco fraco. Também não devo reler 😉

  2. Estou vai-não-vai para ler este livro há meses… ainda não vai ser desta. Não sei, parece-me um pouco deprimente e se vai ficando mais fraco a partir de certo ponto ….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s