(Opinião) O Teorema Katherine de John Green

John Green

Sinopse

Dezanove foram as vezes que Colin se apaixonou.

Das dezanove vezes a rapariga chamava-se Katherine.

Não Katie ou Kat, Kittie ou Cathy, e especialmente não Catherine, mas KATHERINE.

E das dezanove vezes, levou com os pés.

Desde que tinha idade suficiente para se sentir atraído por uma rapariga, Colin, ex-menino prodígio, talvez génio matemático, talvez não, doido por anagramas, saiu com dezanove Katherines. E todas o deixaram. Então ele decide inventar um teorema que prevê o resultado de qualquer relacionamento amoroso. E evitar, se possível, ter o coração novamente destroçado. Tudo isso no curso de um verão glorioso passado com o seu amigo Hassan a descobrir novos lugares, pessoas estranhas de todas as idades e raparigas especiais que têm a grande vantagem de não se chamarem Katherine.

ASA

Opinião

O meu quarto livro de John Green que me tem vindo a habituar a livros emocionantes, leves e engraçados. Infelizmente foi o primeiro livro que não amei do autor.

Colin que já teve 19 namoradas e todas chamadas Katherine. Maluco ou coincidência? Um pouco das duas! Depois de acabar com décima nona Katherine, Colin fica num estado depressivo no entanto o seu melhor amigo tem a ideia de irem fazer os dois uma viagem pelos Estados Unidos.

Colin não é um rapaz qualquer, tem um QI elevado e por isso desde pequeno que é um prodígio. Tem a grande ideia de inventar o Teorema de Katherine e foi ai que tudo começou a correr mal para mim.

O autor pós demasiada matemática ao longo do livro sem explicar muito acerca dela, nem todos são um génio a matemática! Eu por exemplo sou horrível e mesmo com as explicações do tradutor ficava a apanhar do ar. O livro tornou-se muito chato a partir dai além disso fiquei durante algum tempo com uma ressaca literário porque de números já me chega a contabilidade que tenho na faculdade!

O autor aproveita neste livro para falar de como ser diferente nesta sociedade é horrível. O nosso protagonista por ser um génio tem dificuldades nas suas relações amorosas e a manter amizades pois nunca é compreendido pelas pessoas com um nível de QI normal.

O que me fez gostar deste livro foram as personagens. O Colin apesar de ser muito calado tem um humor fantástico. O Hassan, melhor amigo do Colin, é a estrela deste livro na minha opinião por ser divertido, honesto e acima de tudo um bom amigo!

Pessoalmente amei a forma como o autor foi colocando ao longo dos livros várias frases em várias línguas, sendo assim que foi ensinando ao leitor alguma coisa.

Não é um dos melhores livros do autor mas para quem gosta dele deverá o ler visto poderem analisar a escrita do autor que não desaponta com muitas citações lindíssimas.

 Pontuação

3

Goodreads: 3.77

Até ao próximo capítulo,

Catarina

Leave a comment